Entenda o Hidrômetro:

Hidrômetro é o equipamento que faz a apuração do consumo de água num imóvel. 

Utilizados para emitir fatura de cobranças de água utilizada pelas empresas de distribuição de água de sua região (Sabesp em São Paulo / Saae em Guarulhos).

Sabesp / Saae não cobram exatamente pela água utilizada, pois a água é um direito de todos, é cobrado o serviço de tratamento e a distribuição da água limpa e o descarte de água servida (água de esgoto), onde é taxado 50% do valor de água consumido pelo imóvel. Ou seja, 50% da conta é água é 50% da conta é esgoto.

Essas Cobranças servem para que a Sabesp / Saae invista em novos serviços e realize empreendimentos que favoreçam a qualidade de vida da população.

Mais Conhecido como Relógio popularmente falando, o hidrômetro funciona da seguinte forma:

A água que vem da rua entra pela tubulação, passa pelo hidrômetro / Relógio e chega ao encanamento do imóvel. O contador do hidrômetro marca o quanto de água passou pelo hidrômetro e registra o volume gasto.

Como fazer a leitura de um Hidrômetro/ Relógio: 

Existem dois tipos de Relógios que podem estar instalado no seu imóvel, verifique qual deles você possui no cavalete e siga as seguintes instruções:

Para hidrômetro de ponteiros: Deve anotar os números indicados em preto dos círculos menores. Em sentido horário inicia-se pela unidade x1, depois a dezena x 10 até o último ponteiro x 1000.

Para hidrômetro digital: Anote os algarismos pretos. Eles são contabilizados pelo hidrômetro em metros cúbicos (m³).

Para calcular o consumo mensal basta registrar o valor que aparece no hidrômetro e subtrair os números da leitura registrada no mês anterior.

Entendendo o Funcionamento do Hidrômetro:

Observar os números da direita para a esquerda:

  • O ultimo numero vermelho é representado por litros a cada 10L (litros) muda o ultimo numero vermelho;
  • O penúltimo numero vermelho é representado também por litros, A cada 100L (litros) muda o penúltimo numero na cor vermelho.
  • O ultimo numero agora na cor preto é representado por metros cúbicos (m³), a cada 1m³ (1000 litros), muda o ultimo numero na cor preto.
  • O penúltimo numero na cor preto é representado por metros cúbicos (m³), a cada 10 m³ (10000 litros), muda o penúltimo numero preto e assim por diante até o final dos números representados no hidrômetro.

Para calcular o consumo mensal basta registrar o valor marcado na cor preto que aparece no hidrômetro e reduzir da leitura do mês anterior.

Calcular o consumo atual marcado no hidrômetro:

Devemos fazer a subtração dos números da última leitura e os números da leitura do mês anterior. Suponhamos que a leitura atual tenha sido 2230 m³ e a leitura anterior de 2200 m³:
M³= (2230 (leitura atual) – 2200 (leitura anterior))
M³ = 30

O consumo foi de 30 m³ (metros cúbicos) ou 30000 litros de água. Por exemplo, numa residência com três ou menos pessoas utilizando água, possivelmente acarretará em conta de água alta com esse volume de água marcado pelo hidrômetro.

OBS: Supervisionar mensalmente o controle de água no imóvel permite economizar água e descobrir se existe algum problema anormal na rede como vazamentos ou desperdícios.

É muito importante conservar o bom estado do hidrômetro e facilitar o acesso do técnico que realize as leituras mensais no imóvel.

Conta de água alta?
Boninha Caça Vazamentos de água com aparelho especializado em detectar vazamento no local exato.

Caça Vazamentos Boninha

Empresa de Caça Vazamentos especializados em detectar vazamentos sem quebrar nada antes da identificação do problema.

Caça Vazamentos especializado em redes de água pressurizada (água da rua).

Caça Vazamentos de água em residências e comércios.

Após o serviço de Caça Vazamento apresentamos soluções para reparo do problema encontrado.

Emitimos laudo técnico para apresentar na distribuidora de água de sua região (Sabesp / Saae) e conseguir descontos na parte do esgoto em casos de vazamentos.

Conta de água Alta? Ligue Boninha Caça Vazamentos (11) 2741-1624.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *